Sabe aquela frase antiga de que a primeira impressão é a que fica? Desculpa pelo clichê, mas se tratando de Instagram, é exatamente assim. Além de ver um feed bonito e organizado, o primeiro olhar do seu cliente em potencial vai para a sua bio, porque é lá onde você vai disponibilizar suas informações mais relevantes: quem você é, o que faz e seus dados de contato. Então, como usar a bio do Instagram?

Para que serve

A bio é o que vai mostrar quem você é, sua linguagem e o que você faz. Ali é o ponto-chave que vai fazer seu potencial cliente seguir o seu perfil ou não – e por isso as informações que você apresenta são tão fundamentais. 

O que vem antes

Em cima da bio, tem-se o nome de usuário que é o seu arroba (@). É importante ressaltar que ele deve ser de fácil entendimento e precisa ser o nome da sua marca. Procure evitar underline (_) e pontos (.) para facilitar a pesquisa, porque é a forma como as pessoas vão procurar por você. 

Abaixo dele, vem o seu nome – aqui, você tem 30 caracteres para identificar o nome da sua marca ou o seu próprio. Ele é fundamental, porque ajuda o Instagram a encontrar o seu perfil nos resultados de busca. Você pode, também, adicionar o ramo de trabalho, por exemplo, Ana Julia Artesã. 

Como usar a bio a seu favor 

Você tem 150 caracteres para dizer quem é e o que faz e isso vai definir o próximo passo da jornada do usuário dentro do seu perfil. Imagine-se como um consumidor: você está procurando por alguém que faça jóias personalizadas, você quer saber sobre o assunto e onde o negócio está localizado, certo?

Procure colocar informações claras a seu respeito, sem esquecer de usar a criatividade. Além disso, é importante que você adicione dados de contato: a bio é o único lugar em que você pode adicionar links clicáveis. Por isso, se sua marca tiver um blog, procure atualizar esse link com conteúdos e, se quiser, use um encurtador de URL para deixar a bio mais “clean”.

E os emojis? Aqui, se combinar com a voz de marca que você usa, opte por emojis para substituir algumas palavras e deixar a bio com uma leitura mais fluida. Lembre-se: não fuja da sua linguagem.

A bio também é um ótimo espaço para guiar o usuário, pensando no próximo passo que você quer que ele dê em relação à sua marca. É onde entra o call to action ou a chamada para ação. Lembrando do uso de links, você pode guiá-lo para acessar o seu website ou para checar o seu feed.

Você ainda pode usar hashtags que sejam condizentes com a sua marca e sejam compartilhadas pelos seus seguidores. Elas também podem dar uma forcinha extra na hora da busca e mostrar quem, de fato, você é e o que representa.

Dica extra: não conseguiu adicionar quebra de linha na bio? Não se preocupe! Escreva no bloco de notas do celular e, depois, copie e cole o texto no Instagram.

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