Investir em comunicação é bem importante para qualquer negócio e você já deve saber disso. Comunicar-se com o público, bolar estratégias de marketing e botar em práticas ações para gerar relacionamento e engajamento precisa fazer parte do cotidiano da sua empresa. Mas e aí, o que é melhor: contratar uma agência ou criar uma house (agência interna)? 

Profissionais

Para criar uma agência in house é preciso contratar profissionais qualificados para desenvolver as diversas áreas relacionadas ao marketing, como: gestão, análise, design gráfico, redação e redes sociais. Esse time deverá ser treinado para estar alinhado à empresa e suas necessidades.

Em uma agência terceirizada, a equipe já está completa e treinada para atender às necessidades da sua empresa. Lá, eles já estão habituados a solucionar problemas e encontrar soluções de marketing.

Conhecimento sobre a empresa

Em uma agência interna, o conhecimento sobre a empresa será muito maior, afinal, a equipe estará inserida ali dentro, ficando por dentro de como tudo acontece, além de ter mais entendimento maior a respeito dos processos.

Na agência, existe um distanciamento da realidade da empresa. Claro que haverá um estudo para entender a instituição, sua missão e objetivos.

Custos

Para a house, você deve considerar o valor dos funcionários, dos equipamentos e softwares necessários. 

A agência já conta com tudo isso, o que é uma vantagem. A partir dos serviços que você escolher, eles criarão uma proposta com um valor a ser pago por mês, o que é chamado de fee mensal. Caso você opte por trabalhos pontuais para pagar individualmente, pode optar pelo job a job.

Agilidade nos processos

Na house é bem provável que os trabalhos sejam entregue em prazos menores, porque a equipe estará trabalhando apenas para você. Além disso, um dos focos do seu time será criar ideias e soluções para os seus problemas o tempo todo. 

Já com a agência é preciso considerar que há outros clientes a quem o tempo de trabalho também é dedicado, por isso, eles mesmos definirão os prazos. Por isso a criação de um bom planejamento é tão importante. 

Reflexão

No fim das contas, você deve ponderar o que será melhor para a sua empresa, pensando no custo-benefício e nas suas necessidades no setor de comunicação. Uma boa dica é trocar ideia com outros empresários e marcar reuniões com algumas agências para ouvir suas propostas e serviços. Depois, é só decidir se irá contratar uma agência ou criar uma house.

Share This