Para qualquer campanha de marketing é preciso, antes de mais nada, saber com quem se fala. Para isso, as empresas geralmente se baseiam em pesquisas para descobrir informações a respeito da sua audiência para, assim, desenvolverem uma comunicação assertiva. Hoje o conceito é mais amplo: antes, se apenas o chamado público-alvo fornecia material suficiente para a criação de uma campanha, agora, as denominadas buyer personas têm aparecido e se mostrado cada vez mais fortes para tanto. 

Público-alvo

O público-alvo é, em geral, a melhor opção quando se fala a respeito de campanhas para a televisão ou rádio, por exemplo, porque se destina a um maior número de pessoas ao mesmo tempo. Para a criação do público-alvo para determinado produto ou serviço, é preciso encontrar alguns dados disponibilizados pelo IBGE, pesquisas feitas sobre a categoria do seu produto, entre outros. 

Nessa etapa de desenvolvimento do seu público-alvo, você deve incluir algumas informações importantes, como: gênero, idade, profissão, formação, estado civil, região onde vive e hábitos de compra. 

Exemplo: Mulheres, entre 18 e 25 anos, solteiras, que cursam o ensino superior em Curitiba e região e adquirem produtos de papelaria com frequência.

Persona

Com o inbound marketing (você pode ler mais sobre isso aqui) e o marketing de conteúdo, foi preciso encontrar algo a mais para se conectar com a audiência e gerar nela um brilho no olhar ao entrar em contato com o material que você oferece. Para entender melhor os hábitos de consumo e de que maneira desenvolver esse relacionamento, tem-se a buyer persona. As empresas podem ter uma ou várias, dependendo dos produtos ou serviços que oferecem.

Como, então, criar uma persona? Ela é um personagem fictício com muitos detalhes, como se fosse a ficha de um consumidor preenchida com todos os detalhes: nome, profissão, idade, hábitos de compras, hobbies, o que faz no seu dia a dia, que problemas enfrenta, o que quer conquistar, que redes sociais usa, etc. Com essa riqueza de detalhes, você consegue se comunicar com eficiência.

Share This