O sorriso de boas-vindas e a simpatia durante o atendimento costumava ser o bastante para fazer com que alguém voltasse à sua loja (além de um produto de qualidade, claro). O que acontece é que mesmo no mundo digital deve-se manter esse brilho nos olhos ao atender qualquer cliente. O envio de uma grande quantidade de e-mails por dia e uma forma de disparar a mesma informação para clientes diferentes não deve ser motivo para não tratá-los em sua individualidade. Fidelizar um cliente – que já existe ou em potencial – é entender que ele tem suas próprias necessidades e que merece ter um atendimento especial.

Estratégia humanizada

É fundamental pensar no seu cliente como indivíduo: alguém com as próprias necessidades e que merece a devida atenção. Desde a loja física até as redes sociais, é preciso buscar maneiras para que ele se sinta querido e saiba que a empresa está cuidando dele. Um cafezinho com biscoitos na sala de espera, atendimento eficiente e com simpatia, acompanhamento online de todo o processo, um pedaço de bolo como forma de agradecimento pela compra… Qualquer demonstração de afeto e zelo é como um abraço: conforta, demonstra que a pessoa é importante e valorizada. 

Experiência do cliente

Não se trata apenas da compra e ponto final. É importante que o cliente ou o futuro cliente viva uma experiência com a sua marca – o que entra no tópico anterior de estratégia humanizada. Seu cliente deve ser o motivo de existência da sua marca, lembre-se disso! Ele deve estar no topo e ser sua prioridade.

Se ele, além de adquirir seu produto, consegue criar boas memórias com o seu negócio a partir do atendimento, brindes, descontos especiais de aniversário ou até mesmo pelo design da sua loja ou do seu site, ele vai se lembrar porque se sentiu único e querido, como se tudo tivesse sido pensado para ele. E é aí que entra o tópico seguinte:

Marketing orgânico

A partir do momento em que o cliente tem uma experiência positiva e continua sendo cuidado pela marca, ele passa a ser um defensor e, então, se inicia o marketing orgânico ou, o mais antigo tipo de marketing, o boca a boca. Sim, ele ainda é eficaz! Isso gera mais vendas e, por consequência, mais fidelizações. 

É importante não só pensar em clientes novos, mas em manter os que já existem: focar no sucesso do cliente e ajudá-lo a alcançar suas metas é tão importante quanto buscar mais gente para adquirir o seu produto ou serviço. Afinal, se um cliente existente estiver insatisfeito, ele pode fazer o efeito contrário: afastar os novos com depoimentos de más experiências e aborrecimentos.

Pense na sua relação com cliente como uma relação de amor, carinho e cuidado – isso é fidelizar!

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